O L’ Atelier des Créateurs foi fundado em 2007 por dois investidores franceses que procuravam uma resposta muito qualificada para um mercado em expansão na Europa – a confeção de fatos por medida de alta qualidade.

Jose Gonzalez Rodriguez é espanhol de nascença, francês de vivência, mas simultaneamente um convertido às qualidades humanas e profissionais dos trabalhadores lusos. Nascido na província de Léon, aos 16 anos já exercia a profissão de alfaiate e decidiu um dia partir para Itália, mais precisamente para a ilha de Torcello, mesmo ao lado de Veneza. Em 1972, depois de aprender com os mestres italianos, deu o salto da sua vida e aterrou em Paris com um fito muito preciso: criar a marca de fatos Torcello.

Contudo, a falta de mão-de-obra em Paris estava a travar a expansão do negócio e dificultava a substituição dos alfaiates que se iam reformando. Em 2007, descobriu no Porto mão-de-obra especializada e um edifício antigo onde investiu mais de dois milhões de euros, constituindo assim, com Gilles Elie Zeitoun, o L’ Atelier des Créateurs.

Nascido na Tunísia em meados da década de 1950, Gilles Zeitoun é um empresário francês com carreira consagrada no setor dos seguros. Filho e neto de alfaiates, Zeitoun decidiu de alguma maneira prolongar essa herança investindo na alta-costura e na salvaguarda dos saberes artesanais que a sustentam.