O L’ Atelier des Créateurs situa-se no centro do Porto, na zona de intervenção prioritária da SRU, num edifício classificado como Património Artístico e Arquitetónico pela Câmara Municipal do Porto, entretanto reabilitado e requalificado para o efeito.

O edifício onde se instalou o Atelier des Createurs foi até 2004 sede da Associação Cristã da Mocidade,organização internacional YMCA – Young Men Christian Association. Construído nos princípios do século XX, claramente informado pelas estéticas beaux-arts vigentes à época. O seu projeto foi encomendado por Alfredo Henrique da Silva, com as generosas doações de Henry Maxwell Wrigth e sua mulher Ellen Delaforce, e riscado por José de Vasconcellos de Lima Júnior. Estes doam o edifício na Rua de Dom Carlos I (atual Rua de José Falcão), para sede da União Cristã Central da Mocidade Portuguesa. O projeto de reabilitação iniciou-se em 2007, tendo sido confiado ao Arquiteto Nuno Valentim, em colaboração com a sua equipa Frederico Eça, Paola Monzio e Maria Ana Coutinho.

” O projecto propõe a reabilitação do edifício existente, e a sua reconversão para instalação de uma unidade de confecção artesanal que poderá criar até 50 postos de trabalho. Estamos perante um importante regresso à Baixa de uma função que tem feito precisamente o percurso inverso (instalando-se na periferia da cidade). Convirá igualmente notar nos sinais de revitalização desta rua e sua envolvente próxima – cafés, bares, lojas,criadores de moda – podendo este projecto trazer um importante contributo para este processo. Apesar da mudança funcional evidente, procurou-se manter todos os componentes estruturais do sistema construtivo: elementos estruturais em alvenaria de granito e madeira, revestimentos/elementos decorativos em estuque e madeira, fachada à Rua José Falcão (lancis em granito, caixilharias de madeira, revestimentos em reboco e azulejo), escadaria nobre e escada de serviço, clarabóias …”